Origem do American Staffordshire Terrier (Amstaff)

Canil American Staffordshire Terrier Tricolor- Von Notrean

Origem do American Staffordshire e História da raça American Staffordshire Terrier

Origem do American Staffordshire Terrier (Amstaff)
Bulldog e Bull-and-Terrier de focinheira, século XIX

Origem do American Staffordshire Terrier (Amstaff) inicia em meados do século XIX (por volta de 1845), chegava aos Estados Unidos, a raça que daria origem aos American Staffordshire Terrier, os Bull-and-Terrier, raça que hoje encontra-se extinta e era derivada do cruzamento entre o extinto Bulldoge antigo e Terries. A princípio o objetivo da raça era servir para caça e lutas, coisa muito comum naquela época.

O Bull-and-Terrier, foi sendo cada vez mais aprimorado através da união de suas variedade inglesas, irlandesas e escocesas, dando origem a uma nova raça, os pit bull terrier, tornando-se muito popular em todo EUA, para mais tarde serem chamados de American Pit Bull Terrier, sendo oficialmente reconhecida em 1898, pelo então recém fundado United Kennel Club (UKC).

Origem do American Staffordshire

VIRADA DO SÉCULO

Em 1936 o AKC (até então o maior e mais antigo kennel club dos EUA), sem conseguir conter a popularidade da raça, impulsionada por ter sido usada como mascote na primeira versão do filme “Os Batutinhas” (entre as décadas de 1920 e 1930) e posteriormente em todas demais versões do filme, decidiu realizar o registro da raça, porém com outro nome; após diversas discussões ficou definido que seria Staffordshire Terrier, escolha justificada em alusão a região de mesmo nome na Inglaterra, local de origem do atual American Staffordshire Terrier.

American Stafforshire Terrier AMSTAFF
Cena de bastidor da primeiro versão do Filme “Os Batutinhas” (1920-1930), onde um Staffordshire Terrier era o mascote.
Origem do American Staffordshire

Evolução da raça AMSTAFF

O American Staffordshire Terrier é considerada uma raça derivada do PitBull, mas com um adendo muito importante, foi uma raça que seguiu um caminho completamente inverso, desde sua origem, visando diversos aspectos próprios como físicos, beleza, moderação no temperamento e capacidade de socialização, foi uma raça desenvolvida para convívio social e familiar.

Dentre as características dos American Staffordshire Terrier, uma das mais valorizadas na sua seleção é seu temperamento sóbrio e tranquilo. Concluísse então, que os mais de oitenta anos de seleção, fazem com que hoje o American Staffordshire Terrier, seja considerado uma raça distinta dos Pit Bulls.

Enfim, American Staffordshire Terrier (Amstaff)

Origem do American Staffordshire

Somente em janeiro de 1972, o nome American Staffordshire Terrier se tornou definitivo, mais de cem anos após sua chegada aos EUA, fruto do trabalho árduo de muitos criadores que fizeram um trabalho de seleção genética sem igual, focado nas pessoas que gostariam de possuir um cão com perfil atlético e robusto, mas manso, sem características violentas, que pode conviver tranquilamente com outros animais e pessoas… Assim são os Amstaffs… de mal só a cara mesmo rsrsrsr o resto é muito amor, carinho e lealdade.

Artigos Canil Von Notrean